A gente já sabe que o fechamento de um negócio no processo de locação de imóveis é selado quando o proprietário do imóvel e o futuro inquilino assinam o contrato de aluguel.
Terramar

A gente já sabe que o fechamento de um negócio no processo de locação de imóveis é selado quando o proprietário do imóvel e o futuro inquilino assinam o contrato de aluguel. Ainda que a ansiedade esteja em alta no momento, é essencial ter um documento muito bem redigido para evitar desentendimentos na relação proprietário e inquilino.

Antes de qualquer coisa, a primeira tarefa é certificar que tudo o que foi combinado, esteja redigido no contrato de aluguel, inclusive aquelas exigências que você propôs durante o processo de locação e que foram aceitas.

E para te deixar ainda mais preparado, listamos aqui outros quatro pontos que podem ajudá-lo a ter um contrato de aluguel mais assertivo e efetivo. Então continue lendo.

Estabeleça vigência no contrato de locação

Estabeleça uma data de vigência para o contrato de aluguel. Esse ponto pode ser definido por qualquer prazo, desde que seja acima de 90 dias, para não ser considerado como, por exemplo, um contrato de temporada ou de curta estadia. Estipular esse período é importante para que não haja rescisão do contrato antes do tempo estipulado e gerar uma possível multa rescisória. O recomendado é que sejam de 12 a 36 meses de vigência. 

LEIA AINDA: Veja porque visitar um imóvel antes da compra é importante

Seja claro quanto às formas de pagamento

Não prever os gastos e as formas de pagamento do aluguel pode gerar dores de cabeça no futuro. Mesmo não sendo uma compra, o aluguel também é um item a mais no orçamento do locatário. Por isso, é fundamental que o inquilino, ao alugar um imóvel em Novo Hamburgo, veja no contrato os valores descritos em numeral e por extenso, para não abrir margem para debates, assim como as formas e o prazo para pagamento mensal.

LEIA TAMBÉM: Quer alugar um imóvel em Novo Hamburgo? Saiba tudo sobre a Lei do Inquilinato

Aposte no respaldo de uma equipe jurídica especializada

Busque pela expertise de um profissional jurídico especializado em direito imobiliário, para redigir e revisar o contrato com as cláusulas claras, ou seja, com uma escrita fácil de compreender. Isso ajuda a não atrapalhar as vontades e expectativas de ambas as partes (proprietário do imóvel e inquilino).

Conte com uma imobiliária séria em Novo Hamburgo

Contar com a experiência de uma imobiliária é um fator decisivo para garantir um bom contrato de locação de imóvel, tanto para o proprietário, quanto para o futuro inquilino. Além de consultores especialistas no mercado imobiliário, também podem contar com uma equipe jurídica e especializada no Direito Imobiliário e que conhece profundamente todos os aspectos da Lei do Inquilinato.

Ainda tem dúvidas sobre este tema? Venha conversar com um dos nossos especialistas, para garantir um contrato de aluguel de excelência no seu processo de locação de um imóvel, independentemente se é proprietário do imóvel ou interessado em alugar.

Confira os imóveis disponíveis para aluguel em Novo Hamburgo, no site da Terramar.

Aproveite! Também estamos no Instagram, Facebook e no WhatsApp (51) 99989-9300.