Se você é proprietário de um imóvel ou está em processo de adquirir um, é importante compreender alguns termos essenciais do universo imobiliário. E dentre as principais dúvidas está a relação entre a inscrição imobiliária e o IPTU.
Terramar

Se você é proprietário de um imóvel ou está em processo de adquirir um, é importante compreender alguns termos essenciais do universo imobiliário. E dentre as principais dúvidas está a relação entre a inscrição imobiliária e o IPTU. Por isso preparamos este artigo exclusivo, para te ajudar a esclarecer o que é uma inscrição imobiliária, qual a sua diferença em relação à matrícula e ao registro e por que conhecer a inscrição imobiliária da sua propriedade é fundamental, além da sua conexão com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Então continue lendo e aproveite!

O que é inscrição imobiliária?

A inscrição imobiliária é um registro realizado pela Prefeitura Municipal, onde constam informações específicas sobre um determinado imóvel, tais como localização, metragem, características físicas, proprietário, entre outros dados relevantes para a tributação e controle municipal. É por meio da inscrição imobiliária que a prefeitura identifica e cadastra os imóveis existentes em sua jurisdição.

Qual a diferença entre matrícula, registro e inscrição imobiliária

É comum haver confusão entre os termos matrícula, registro e inscrição imobiliária. Enquanto a matrícula é um registro feito no Cartório de Registro de Imóveis e contém todas as informações sobre a propriedade, o registro refere-se à transcrição deste ato no Cartório de Registro de Imóveis competente. Já a inscrição imobiliária é um cadastro municipal, utilizado para fins de tributação e controle urbano, mantido pela Prefeitura.

LEIA TAMBÉM: Entenda mais quais são e para que servem todos os documentos de um imóvel

Qual a relação da inscrição imobiliária com o IPTU?

A inscrição imobiliária está diretamente relacionada ao IPTU, pois é por meio dela que a prefeitura determina o valor do imposto a ser pago pelo proprietário do imóvel. As características cadastradas na inscrição, como área construída e localização, influenciam diretamente no cálculo do IPTU.

Por que conhecer a inscrição imobiliária da sua propriedade é importante?

Conhecer a inscrição imobiliária do seu imóvel é crucial para evitar problemas com a prefeitura e garantir o correto pagamento de impostos como o IPTU. Além disso, é por meio desse registro que você pode obter informações precisas sobre a sua propriedade e garantir a segurança jurídica do seu investimento.

Agora que você compreende melhor o que é inscrição imobiliária e sua relação com o IPTU, é fundamental estar atualizado sobre os registros do seu imóvel. Para isso, a Prefeitura de Novo Hamburgo oferece o serviço de consulta de cadastro imobiliário para proprietário.

Quero comprar um imóvel em Novo Hamburgo

Se o seu desejo para 2024 é realizar o sonho da casa própria, o primeiro passo que precisa tomar é contar com uma equipe especializada no mercado imobiliário de Novo Hamburgo. E na Terramar, você encontra tudo o que é preciso para achar o imóvel ideal para você e sua família, além de garantir que o processo de compra do seu imóvel seja tranquilo, seguro e, claro, satisfatório.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando as nossas novidades no nosso site e nas nossas redes sociais. Aproveite, estamos no Instagram, Facebook e no WhatsApp (51) 99989-9300.