Você que sonha com a casa própria, do jeito que sempre quis, mas não sabe por onde começar para conquistar este sonho, não se preocupe! Nós da Terramar separamos este artigo para te mostrar o passo a passo que vai te ajudar a se planejar para a construção da sua casa aqui em Novo Hamburgo.
Terramar

Você que sonha com a casa própria, do jeito que sempre quis, mas não sabe por onde começar para conquistá-la, não se preocupe! Nós da Terramar separamos este artigo para te mostrar o passo a passo que vai te ajudar a se planejar para a construção da sua casa aqui em Novo Hamburgo. Então, continue lendo.

Planeje bem o orçamento

Para que o planejamento da sua casa não saia de controle, é fundamental você ter um orçamento preciso, que mostre o quanto de recurso você pode investir na construção do seu lar.

Esse deve ser o seu primeiro passo, pois tendo um orçamento bem alinhado, é possível fazer escolhas que estejam de acordo com seu teto de gastos. Isso não significa que você não terá a casa dos sonhos, mas que poderá investir no que é mais importante para você!

O terreno

Você que sonha com a casa própria, do jeito que sempre quis, mas não sabe por onde começar para conquistar este sonho, não se preocupe! Nós da Terramar separamos este artigo para te mostrar o passo a passo que vai te ajudar a se planejar para a construção da sua casa aqui em Novo Hamburgo.

Com o planejamento financeiro bem alinhado, o próximo passo é escolher o terreno onde deseja erguer o seu lar. Não importa o tamanho da casa que você queira construir, o terreno é o ponto de partida para o seu projeto. Sobretudo é válido ressaltar que o valor do terreno sempre vai depender do seu tamanho, tipo e localização.

Confira algumas opções de terrenos e lotes em condomínio aqui.

LEIA AINDA: Matrícula, Registro de imóvel, Escritura e Averbação: entenda para que serve cada uma desses documentos e suas diferenças

De olho na mão de obra

É comum que muitas pessoas, para fugirem das preocupações de uma obra, preferem contratar arquitetos ou engenheiros para administrar a concepção da casa. No entanto, por outro lado, para economizar e até ganhar tempo, muitas pessoas fazem a opção de gerenciar a própria obra, o que não é uma tarefa das mais simples. De fato, não existe uma fórmula ideal, mas é sempre bom contar com o apoio profissional, como um mestre de obras ou empreiteiro responsável.

Isso é importante, pois mesmo que você esteja acompanhando de perto a construção, a responsabilidade será do profissional. Uma dica é: compare os orçamentos, peça referências e confira outros trabalhos do empreiteiro. Só não feche negócio com o primeiro orçamento que tiver em mãos.

VEJA TAMBÉM: Conheça os terrenos disponíveis em Novo Hamburgo para você construir a casa dos seus sonhos

Atenção ao acabamento

Seja você o administrador da sua obra ou uma empreiteira, um aspecto importante que precisa da sua atenção é o acabamento que será usado na sua casa. Além de ser uma das fases mais caras de uma construção é neste momento que são utilizados os itens mais visíveis como louças, revestimentos, metais, entre outros, como a pintura. E isto pode influir diretamente no seu orçamento. Ou seja, mesmo que você tenha contratado uma empresa, é fundamental acompanhar de perto para não gastar mais do que o planejado.

Este cuidado é o mesmo para quem está fazendo uma construção econômica, de médio ou alto padrão.

Lembre-se da documentação

Um item que não pode ser esquecido durante todo o processo de planejamento da construção da sua casa própria é conhecer e entender cada uma das documentações. Inclusive, nós já falamos aqui as principais diferenças e para que servem Matrícula, Registro de imóvel, Escritura e Averbação.

Ainda tem dúvidas sobre este tema? Venha conversar com um dos nossos especialistas. Além de sanar suas dúvidas, podemos achar o terreno ideal para você erguer o seu lar, do jeito que sempre sonhou. Aproveite! Também estamos no Instagram, Facebook e no WhatsApp (51) 99989-9300.