Terramar

Deseja visitar ou morar em Novo Hamburgo (RS), mas não sabe o que fazer de diferente aqui, não se preocupe! Nós listamos alguns atrativos que nossa cidade pode oferecer.

Antes de qualquer coisa, é válido lembrar que Novo Hamburgo fica a apenas 40 km da capital gaúcha, Porto Alegre e é integrante da Rota Romântica, no Vale do Rio dos Sinos, além de ser participante da Rota dos Cervejeiros, perpetuando a paixão e a tradição germânica de fabricação da cerveja.

Além disso, dentre as principais atrações turísticas no município, destaca-se o Centro Histórico de Hamburgo Velho, tombado como Patrimônio Histórico Nacional, o conjunto de igrejas e dezenas de casarios históricos.

O que fazer e conhecer em Novo Hamburgo?

Museu Comunitário – Casa Schmitt-Presser

O Museu está abrigado em uma antiga edificação tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Neste prédio existia uma venda de colônia e a residência do imigrante João Pedro Schmitt, considerado o fundador de Novo Hamburgo. A Casa foi declarada de Utilidade Pública pela Prefeitura Municipal em 1981, e tombada como Patrimônio Histórico Nacional em 1985.

Catedral Basílica São Luiz Gonzaga

Em 7 de janeiro de 1924 foi aprovada a compra de um terreno para a fundação da Igreja Matriz, onde se encontra hoje a Catedral Basílica São Luiz Gonzaga. A Igreja foi idealizada pelo arquiteto José Lutzenberger. A inauguração da Nova Igreja Matriz ocorreu no dia 21 de março de 1954.

Teatro Feevale

Inaugurado no dia 20 de setembro de 2011, o espaço cultural tem cerca de 10.500 m² e pode receber até 1.842 espectadores. O palco, em estilo italiano, está projetado com área total de mais de 500 m². Possui em suas dependências cinco camarotes, com mais de 15 poltronas cada, e um backstage que comporta sete camarins.

Fundação Ernesto Frederico Scheffel

Construído no ano de 1890, o casarão em estilo neoclássico onde atualmente funciona a Fundação Scheffel serviu à comunidade de diferentes formas: como residência, como local de eventos culturais, como casa comercial e até como hospital. Inteiramente restaurado pelo município de Novo Hamburgo, ele hoje abriga mais de 400 obras de Ernesto Frederico Scheffel.

Parque Henrique Luis Roessler

Simbolicamente batizado com o nome de um dos precursores do movimento ecológico no Brasil, Henrique Roessler, o “Parcão”, já vem cumprindo com uma função importante, aumento para quase 3m² a área verde por habitante, contribuindo, desse modo, para melhor qualidade de vida da população.

Museu Nacional do Calçado

O Museu Nacional do Calçado (MNC) conserva a memória da atividade coureiro-calçadista do país. Ele está localizado no Campus I da Feevale, reunindo um vasto acervo, com calçados desde o século XII, além de sandálias gregas antigas. O espaço também se propõe a promover exposições, cursos, seminários, palestras, encontros, concursos, lançamentos de moda e visitas dirigidas.

Praça do Imigrante

A Praça do Imigrante foi uma das primeiras obras de melhoria de infraestrutura urbana de Novo Hamburgo, inaugurada em 20 de setembro de 1927, cinco meses após a emancipação do município.

Gostou das nossas dicas? Quer morar aqui em Novo Hamburgo e aproveitar cada um dos benefícios que a nossa cidade oferece? Deixe nossa equipe especializada achar o imóvel ideal para você e sua família. Venha conversar com um de nossos consultores especialistas no mercado imobiliário. Estamos no Instagram, Facebook e no WhatsApp (51) 99989-9300.